Eric Pereira quer que INEMA e CONDER reavaliem local da construção de estação de esgoto na APA do Abaeté

Eric Pereira defende a realização da obra, mas de forma a preservar o ambiente e visual da Lagoa do Abaeté, em Itapuã

 

 

 

 

 

 

 

Os moradores de Itapuã travam uma constante batalha com o poder público, em prol da preservação ambiental e visual da famosa Lagoa do Abaeté. Desta vez, o conselheiro da Área de Proteção Ambiental (APA) local, Eric Pereira, enviou requerimento ao INEMA e CONDER, formalizando o pedido de reavaliação do local para construção de uma estação elevatória para o tratamento de esgoto.

“Sabemos da necessidade de uma obra de saneamento básico na região e não somos contrários a ela, porém essa intervenção precisa ser realizada em local propício a receber esse tipo de equipamento para que não haja impacto na zona de proteção e no circuito turístico. Queremos a obra longe da lagoa”, defende.

Foto: Hamiton Souza

Segundo ele, há mais de um ano são realizadas discussões acerca do tema, com órgãos públicos, a citar Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), além de grupos de trabalho, como o Fórum Permanente de Itapuã e a própria câmara técnica que foi criada por integrantes desses coletivos.

Apesar disso e das alternativas sustentáveis sugeridas, nenhuma das ideias propostas foi levada em conta e uma equipe já começou a marcação do território para início das obras. “Precisamos preservar a nossa lagoa, que já vem sofrendo com o abandono do poder público. O Ministério Público já foi acionado”, disse ele, em apelo.

Confira o pronunciamento:

Rolar para o topo