Eric Pereira

29 anos, Bacharel em Comunicação Social e pós-graduando em Gestão Pública.

ITAPUÃZEIRO da comunidade de Nova Brasília de Itapuã.


ERIC é idealizador e fundador do projeto ITAPUÃCITY, que atua no bairro desde 2011, e além de se tornar um veículo de comunicação comunitário, mantém um espaço sociocultural com cursos e atividades gratuitas na região do Abaeté.

Atualmente participa do dia a dia de Itapuã através da cooperação em diversas entidades comunitárias. É membro do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté, Coordenador Geral do Conselho de Segurança de Itapuã e Conselheiro Comunitário da Prefeitura-Bairro de Itapuã.

Destacou-se em 2015, quando liderou a elaboração de uma contra-proposta à Prefeitura de Salvador sobre a reforma da orla de Itapuã, através do movimento Juventude Itapuãzeira. O documento foi gerado com o objetivo de valorizar a representatividade cultural e histórica do bairro, além de contemplar a juventude com equipamentos como quadra poliesportiva, anfiteatro e espaço em tablado para apresentações dos grupos de dança.

É defensor da requalificação do Parque Metropolitano do Abaeté e implementação de políticas de preservação ambiental efetivas no local. Promove constantemente eventos e ações visando a descentralização dos pólos de cultura e lazer do bairro, incentivando a inclusão social e desenvolvimento da economia local em comunidades como Alto do Coqueirinho e KM 17.

O foco do seu ativismo comunitário está sempre relacionado à juventude. Seja desenvolvendo trabalho social nas áreas de educação, saúde, esporte ou cultura.

Em 2016 foi candidato a vereador de Salvador pelo PTN (Partido Trabalhista Nacional, atual PODEMOS). Apesar da nova experiência e mesmo sem recursos para investir na campanha, obteve 1.492 votos, sendo o mais votado entre os candidatos de Itapuã.

Mesmo sem ter vencido a eleição, continua com o trabalho desenvolvido na comunidade, ampliando o leque de serviços prestados com o lançamento do programa Pegue a Visão, que através de parceria com a iniciativa privada realiza exames de vista gratuitos com doação de óculos para pessoas carentes. Só em 2018, foram quase 300 famílias beneficiadas.

O TRABALHO CONTINUA!!!